segunda-feira, 26 de janeiro de 2009


GOSTAR OU NÃO GOSTAR DE MATEMÁTICA: EIS A QUESTÃO!...*


Catarina Rijo

Marta Loureiro

Margarida César


A Matemática é freqüentemente associada a representações sociais negativas, sendo necessário promover e implementar práticas de sala de aula que desenvolvam atitudes mais positivas face a esta disciplina (Abrantes, Serrazina e Oliveira, 1999). Diversos estudos mostram que o professor tem um papel importante na procura e implementação de práticas que estimulem os alunos, de modo desenvolver representações sociais positivas (César, 2000; César et al., 2000; Piscarreta e César, 2001).



Com a mudança de um contrato didático tradicional para um de tipo inovador, privilegiando as interações horizontais, entre pares, pretendemos contribuir para um maior desenvolvimento das competências dos alunos e para o seu sucesso escolar. Num projeto de investigação-ação, com a duração de um ano letivo, fomos estudar até que ponto os alunos mudaram as suas representações sociais sobre a Matemática através da implementação de trabalho colaborativo. Esta forma de trabalho foi desenvolvida com 131 alunos, sendo 90 alunos do 8º ano (5 turmas), 41 do 9º ano (2 turmas), de 2 escolas, de meio rural e urbano onde o nível sócio-econômico é médio-baixo. Duas destas turmas eram de Intervenção Prioritária. A recolha de dados foi através de questionários, entrevistas, observação participante, relatórios de professores e de observadores externos e protocolos dos alunos. Apenas vamos apresentar dados referentes aos questionários feitos no início e no final do ano letivo, relativos às questões que nos permitem ver a preferência ou rejeição dos alunos em relação à disciplina de Matemática, bem como o tipo de aluno que pensam ser e em que medida alteraram as suas respostas, de forma notória ou não, ao longo do ano letivo.



Os resultados obtidos, que serão ilustrados pela análise de diversos casos, ilustram as potencialidades desta forma de trabalho. Analisando as respostas do final do ano letivo, vemos que passaram a ser 63% dos alunos que referiram a Matemática como disciplina preferida e que apenas 9% a indicam como a que menos gostam, o que indica uma enorme diferença em relação ao início do ano letivo. Os alunos que se consideram Bons ou Muito Bons passam de 18% para 46% e deixam de existir alunos que se consideram Muito Fracos, existindo apenas 4% que ainda se consideram Fracos. Assim, a evolução da imagem que os alunos têm deles próprios quanto aos seus desempenhos matemáticos é bastante mais positiva no final do ano letivo. Por tudo o que foi observado, pensamos que o trabalho colaborativo contribui para atingir alguns dos objetivos mais ambiciosos expressos nos diversos documentos atuais de política educativa (Abrantes, Serrazina e Oliveira, 1999).



http://www.matematicahoje.com.br/telas/sala/didaticos/recursos_didaticos.asp?aux=C

2 comentários:

  1. oi
    obrgadu pelo comentario
    mas o teu blog tambem ficou show
    maravilha né
    bom tudo que vem da matematica é bom d+

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  2. Adorei seulg amigaa..moo bom..Parabéns!


    Bjão

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